Palavra Pastoral

Planeje visitar seu irmão

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

PLANEJE VISITAR SEU IRMÃO.

​         

Irei ter convosco por ocasião da minha passagem pela Macedônia, porque devo percorrer a Macedônia. E bem pode ser que convosco me demore ou mesmo passe o inverno, para que me encaminheis nas viagens que eu tenha de fazer. Porque não quero, agora, ver-vos apenas de passagem, pois espero permanecer convosco algum tempo, se o Senhor o permitir.” – (1ª Coríntios 16.5-7).

 

Vivemos em nossos dias uma correria descomunal. Não temos tempo pra nada, pensamos muitas vezes que o nosso dia deveria ter umas 30 horas ou quem sabe mais. O sistema nos oprime. Diante de tantas tarefas diárias como trabalho, responsabilidades domésticas, escola, faculdade, consultas médicas, exames, academia, caminhadas, compras, fisioterapia, acompanhar as crianças nas tarefas da escola, levar os filhos para a escola, cursinhos, balé, inglês, festinhas dos coleguinhas e ainda tem a igreja com suas atividades... Ufa!!!

Mas precisamos urgentemente resgatar em nossos dias um princípio cristão que é a comunhão, e não falo de comunhão coletiva – como churrascos, cafés da tarde, encontros de senhoras, encontro de associação –, falo de comunhão pessoal, de visitas nas quais nós oramos uns pelos outros com tempo de qualidade. Não falo também daquelas “visitas de médico”, rápidas sem propósitos espirituais, e nem de visitas para maledicências, mas sim para edificação e ajuda espiritual.

Observemos o texto para a nossa reflexão. Paulo queria passar um tempo com aqueles irmãos e, neste caso, pareceu ser uma visita coletiva, dada a necessidade e urgência. Percebemos também que tinha como objetivo um trabalho eclesiástico, talvez pelo fato de se tratar do trabalho apostólico. Mas quero destacar o tempo empreendido e uma característica necessária desta visita: a permanência.

Como disse no início desta palavra, vivemos tempos difíceis nos quais não temos tempo, mas gostaria de desafiar cada um dos leitores a pensar em algum irmão(ã) que por algum motivo se distanciou, ou naquele(a) que mesmo no convívio eclesiástico demonstre algum tipo de necessidade. Reserve um tempo de qualidade para ir ao encontro dele(a) para orar, olhar nos olhos, oferecer um ombro amigo, estender uma mão acolhedora. Seja altruísta, se coloque no lugar do outro. Planeje nesta semana uma visita, pense em alguém e aja urgentemente. Pare de olhar só para você, para os seus compromissos e sua agenda.

 Com amor e carinho.

Pr. Carlos Dourado 

OPBB/SP - 1964

© 2018 Primeira Igreja Batista de Araraquara. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FCN Digital Solutions.

Acesso a área restrita