Palavra Pastoral

Não Temas, crê somente

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE

“Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente”. – (Marcos 5.21-24, 35-36).

Na narrativa do evangelho de Marcos observamos uma grande quantidade de textos falando sobre a numerosa multidão que seguia a Jesus. Quero fazer uma reflexão em uma dessas narrativas que nos ajude a entender o quanto Jesus se preocupa e dá atenção aos que o buscam.

A narrativa trata de um pai desesperado pela possibilidade de morte de sua filhinha. Este pai, Jairo, líder judeu entre os principais da Sinagoga, com certeza já havia ouvido falar algo sobre Jesus e não titubeou em procurar ajuda. Ele o faz de forma exemplar, prostrando-se aos pés de Jesus, insiste suplicando por socorro: “minha filha está morrendo”. Esta atitude serve de exemplo para nós hoje em como buscar a Jesus diante das nossas aflições e necessidades. Primeiramente temos que crer que Jesus pode fazer algo por nós, depois temos que aprender com Jairo a maneira de expressar a nossa fé. Ele nos ensina que precisamos nos humilhar, prostrando-nos aos pés de Cristo e insistindo em súplicas. A convicção daquele homem que Jesus resolveria o seu problema é uma clara demonstração de fé.

Surge no caminho de Jairo e Jesus um inesperado: uma pessoa chama a atenção do mestre ao tocá-lo no meio da multidão. Ao sentir que dEle saiu poder, Jesus se comove. Vemos aqui mais um exemplo de que, quando buscamos ao Senhor, Ele nos atende e que, mesmo diante dos imprevistos ou empecilhos que surgirem, temos que descansar em Deus.

Mas não vamos focar neste episódio agora e voltemos ao homem chamado Jairo, que pacientemente esperava a resolução de Jesus para o outro caso que surgiu. Estando ainda Jesus a falar com a mulher, chegaram alguns homens da casa de Jairo dizendo para ele não incomodar mais o mestre, pois a sua filha já havia morrido. Jesus, mesmo ouvindo tais palavras, as ignora e profere expressões cheias de amor e esperança para o pai desesperado que acabara de ouvir palavras tão desalentadoras, o informando que sua filha já havia morrido. Diante da notícia mais terrível que alguém poderia receber, a notícia da morte de um ente querido, ainda mais de um filho, Jairo ouve de Jesus: “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”.

Não sei quais notícias você tem recebido em sua vida hoje, mas quero que ouça, em nome de Jesus, as palavras dEle para você hoje: “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”. Vemos no desfecho da história que tudo terminou bem. Creia que em sua vida também acontecerá o mesmo.

Com amor do pastor que os ama.

Pr. Carlos Dourado 

OPBB/SP - 1964

© 2018 Primeira Igreja Batista de Araraquara. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FCN Digital Solutions.

Acesso a área restrita