Esperança

Imprimir

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

03 de maio de 2018

Leitura Bíblica: Lamentações 3.1-23

Lembro-me também do que pode me dar esperança (Lm 3.21).

Este texto do profeta Jeremias parece justificar sua fama de “profeta chorão”, pois começa com uma lista quase interminável de reclamações, queixas e murmurações em relação ao seu dia a dia. Ele menciona os obstáculos que apareceram em seu caminho (v.9), ser abandonado (v.11) e transformado em objeto de zombaria (v.14), ser forçado a alimentar-se de ervas amargas (v.15), ter seus dentes quebrados e ser pisoteado no pó (v.16), ter perdido a paz (v.17), e diz que tudo que esperava do Senhor desapareceu (v.18). Ele também reclama dos sentimentos ruins que o preenchem, como aflição, amargura e pesar (v.19). Tudo isso lhe pesa tanto que se sente totalmente arrasado e sem forças (v.20).

Felizmente ele não para nisso (versículo em destaque): reconhece que também se lembra de coisas que lhe dão esperança: o Senhor o ama de tal maneira que não chega ao ponto de destruí-lo, sua misericórdia é inesgotável e se renova todos os dias.

É muito comum – e até considerado normal – entregar-se a queixas, reclamações e murmurações. Todos nós fazemos isso: ora porque faz sol, ora porque chove; ora porque o calor está muito forte, ora por que o inverno chegou antes do tempo; ora pelo desemprego, ora por ser duro o trabalho. O ser humano sempre quer mais e melhor do que aquilo que recebeu. No entanto, Deus não se agrada dessas vozes queixosas. Ele nos diz, pela pena do apóstolo Paulo: “E não se queixem, como alguns deles se queixaram – e foram mortos pelo anjo destruidor” (1Co 10.10). É preciso lembrar, com fé e com esperança, que o Senhor Jesus já previu que passaríamos por dificuldades na nossa vida, dizendo também: “Tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33b). E, para nos ajudar nisso, a palavra de Deus ainda nos dá uma dica que pode mudar nossa atitude: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). – ETA

Quem espera no Senhor sempre alcança – para começar, paz, alegria e satisfação!