Pais idosos

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

09 de maio de 2018

Leitura Bíblica: Êxodo 20.12

Não despreze sua mãe quando ela envelhecer (Pv 23.22b).

Hoje, gostaria de enfatizar o versículo em destaque, inspirado pelo 4º entre os dez mandamentos dados por Deus (a leitura bíblica de hoje). Nos nossos dias, percebe-se com frequência que os filhos não querem mais cultivar o relacionamento com seus pais, e essa atitude muitas vezes começa bem cedo. O resultado é tristeza, conflito e solidão.

É muito triste ver mães e pais idosos menosprezados, abandonados e tratados com pouco caso. O conflito entre as diferentes gerações é até natural: os idosos geralmente têm costumes diferentes, que nem sempre coincidem com práticas atuais e por isso se tornam incômodos. Os adultos antes fortes, que suportavam dores e preocupações pelo bem dos filhos, sempre capazes de alimentá-los, prover suas necessidades, curar suas feridas e passar noites em claro, agora sofrem de reumatismo, andam encurvados, precisam de bengala ou andador, estão solitários depois da perda do cônjuge, derramam a comida enquanto comem, ficaram com a vista fraca, sentem dores nas pernas e na coluna, têm os dedos encurvados pela artrite. É assim que está a situação da sua mãe ou do seu pai? Ou de ambos? O que fazer com essas criaturas “decadentes”? Não ouvir bem, derrubar pratos no chão e depender de ajuda para ir ao banco, à feira ou mesmo ao banheiro parecem males que os tornam desprezíveis. Assim, muitos preferem esquecê-los e abandoná-los à própria sorte.

Filhos, cuidem de seus pais idosos com muito carinho; não os entreguem aos cuidados de uma empregada ou de uma instituição qualquer para assim eximir-se de sua própria responsabilidade. É deprimente visitar um lar de idosos e encontrar ali pessoas esquecidas pela família. Procurar ajuda para prover as necessidades do idoso não é errado – mas não abra mão do privilégio de desfrutar da companhia dele enquanto ele ainda está vivo. Afinal, como se diz por aí: amor não tem idade. – WK

Cuidar dos pais idosos é responsabilidade e privilégio dos filhos.