24 de junho de 2018
Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.3-9
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1Pe 1.3).
Q uando o nosso time de futebol faz um gol, a nossa reação é vibrar, não é? Cada torcedor reage de uma forma, mas a atitude geral é de festa, alegria, comemoração. Aparentemente, era esse o clima que o apóstolo Pedro queria despertar em seus leitores com o início dessa carta. A leitura bíblica de hoje soa como um grito de vitória: “Graças a Deus, que está preparando uma herança muito preciosa para nós!” Quem não iria se alegrar com uma notícia dessas?
Os cristãos da Ásia Menor enfrentavam cada vez mais perseguição, principalmente da parte do império romano. Diante da perspectiva sombria, Pedro queria encorajá-los a ficarem firmes na sua fé em Deus. Apesar das dificuldades, havia muitos motivos para festejar: tinham sido regenerados pelo Senhor, isto é, viver com Jesus transformou-os completamente. Não eram mais escravizados pelo impulso de fazer o que não agrada a Deus. A alegria por esta transformação não morre, porque se baseia em Jesus, que ressuscitou e vive até hoje. Diante disso, até as dificuldades têm sentido, pois testam a fé e confirmam sua legitimidade.
É para essas pessoas que Pedro diz: há uma “herança guardada nos céus para vocês”! Esse tesouro – viver para sempre com Deus, vendo face a face a Jesus, que morreu para a nossa salvação – não estraga, não desaparece, não perde valor. Está guardado com segurança para quando o cristão chegar no Céu. Ninguém poderá tirá-lo dos braços de Jesus Cristo. É ou não é motivo para alegria sem fim?
Uma vez que o cristão aguarda por esse presente com esperança viva, ele pode e deve agradecer desde já. Recebê-lo é apenas uma questão de tempo. E, enquanto o momento não chega, a melhor forma de mostrar gratidão a Deus é oferecer este presente a outros também. – CPV/DK
Bendito seja Deus, que aceita a minha vida frágil e me dá em troca uma herança que nunca se desgastará!