19 de julho de 2018
Leitura Bíblica: Jeremias 14.20-22
Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, SENHOR, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas (Jr 14.22).
Já no primeiro mandamento dado por Deus ao seu povo, ele é enfático ao dizer: “Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto” (Êx 20.2-5a). Se os israelitas obedecessem aos mandamentos do Senhor, experimentariam muitas coisas boas na vida, como mais tarde o profeta Isaías reafirmou: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Is 1.19).
É evidente que o povo queria comer os melhores frutos da terra, mas existia uma condição dada por Deus para isso: a obediência. Infelizmente, muitas vezes os israelitas escolheram a desobediência. O texto da leitura é parte do relato de Jeremias sobre um momento muito difícil do povo de Deus. Eles desviaram-se completamente do Senhor. Tinham adotado ídolos e imagens, imitando os povos pagãos, e se ajoelharam diante deles. Como consequência, sobreveio-lhes um período de seca e fome, e ainda precisavam lidar com a espada dos inimigos.
A desobediência traz muitas dificuldades. E a situação fica ainda pior quando recorremos então a quem não pode ajudar. É por isso que Jeremias nos remete novamente àquele que pode dar esperança, o Senhor, o Deus de Israel. Ele é o Criador e Soberano sobre todas as coisas. É dele que vem a nossa esperança e salvação.
Quero motivá-lo a curvar-se diante daquele que realmente pode ajudá-lo nas suas mais profundas dificuldades. Não se frustre confiando em quem nada pode fazer por você. – MP
Ninguém que coloca sua esperança em Deus e em seu Filho Jesus Cristo ficará decepcionado.