Presente Diário 2019

Esperança

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

15 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Isaías 43.15-19

Esqueçam o que se foi; não vivam no passado (Is 43.18).

A leitura de hoje faz parte dos escritos de Isaías, profeta que exerceu seu trabalho por um período aproximado de 40 anos em tempo de grande instabilidade política. Por ser um ministério longo, ele atuou em diferentes momentos da história de seu povo; o contexto da leitura de hoje é o tempo do exílio, quando o povo estava sofrido e desesperançado.

Quem sabe desanimados, olhavam para os tempos antigos, quando o Senhor com grande poder os livrara do Egito. Mas diz o profeta: Deus está fazendo algo novo tão bom que vocês não mais quererão manter os olhos no passado.

Hoje também muita gente sofre com os olhos pregados no passado; uns vivem a remoer as mágoas pelo que passaram, outros a chorar pelo bem que já se foi. Outros ainda lamuriam-se sem esperança para o dia de hoje por conta de problemas que parecem não ter fim.

Alguém teria mais motivos para esperança do que o cristão? Nossa fé está depositada naquele que, embora tenha morrido, ressuscitou e está vivíssimo à destra do Pai; ele prometeu que voltará em grande glória, ressuscitará os que tiverem morrido e transformará os corpos dos que estiverem vivos para com ele viverem para sempre, livres da morte e sofrimento.

Se eu de fato crer nisto, deveria ter motivo suficiente para manter-me alegre mesmo em meio aos problemas – eles são temporários!

Antes que alguém diga que proponho uma vida alienada, explico que quero dizer que essa expectativa pode e deve gerar algumas características específicas em um cristão: 1) gratidão pelo sustento divino mesmo em meio ao sofrimento que ficou para trás; 2) coração perdoador, capaz de viver o dia de hoje livre de ranços; 3) resiliência para enfrentar as lutas de hoje com perseverança na fé; e 4) grande alegria por antecipar o futuro que espera por ele. – Miguel Herrera Jr.

Assim vive o cristão: pés fincados no presente, olhos fixados na esperança.

© 2018 Primeira Igreja Batista de Araraquara. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FCN Digital Solutions.

Acesso a área restrita