25 de Julho de 2019
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 15.1-15
Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus (1Tm 2.5).
Na leitura bíblica proposta, observamos as providências que o rei Davi tomou para levar a arca de Deus para o santuário que ele tinha preparado em Jerusalém. Ele já tinha feito uma tentativa anterior (relatada em 1 Crônicas 13), mas daquela vez tinham montado um cortejo que não correspondia ao que Deus tinha ordenado.
Em vez de ser levada nos ombros pelos levitas, a arca foi colocada em um carroção novo e levada em procissão festiva. No caminho, os bois tropeçaram, o que levou Uzá, um dos homens que conduzia os animais, a segurar a arca com a mão para impedir que ela caísse. Esse gesto, que nós poderíamos considerar prudente e cuidadoso, foi duramente castigado por Deus, já que ele tinha dado ordens rigorosas para que ninguém encostasse na sua arca. Com medo, Davi desistiu de levá-la a Jerusalém, e deixou-a na casa de um homem chamado Obede-Edom.
Passado algum tempo, Davi resolveu retomar a operação, mas agora preparou tudo de maneira correta: convocou os sacerdotes e os levitas e incumbiu-os dessa tarefa, reconhecendo que sua primeira tentativa tinha sido feita sem consultar a Deus. A obediência dos envolvidos levou a uma bela festa e muita alegria entre o povo.
Infelizmente, muitas pessoas pensam que há muitos caminhos que levam a Deus e que há muitas formas de fazer a sua vontade. Entretanto, a Bíblia mostra algo diferente: há somente uma pessoa que pode nos dar acesso a Deus: Jesus (veja o verso em destaque).
Da mesma forma, há só uma forma de agradar ao Senhor: obedecer à sua Palavra. Portanto, não se iluda: de nada adiantam boas intenções (como as de Davi e Uzá, na primeira tentativa de levar a arca), boas obras, bom caráter e comportamento… existe apenas um único caminho para Deus, que é Jesus. Vale a pena obedecer-lhe! – Mário Miki
Seguindo o caminho de acordo com a palavra do Senhor, com certeza chegaremos a Deus.