30 de Outubro de 2019
Leitura Bíblica: Juízes 3.1-11
Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam (Sl 86.5).
Analisando a história da humanidade, vemos que o mundo passou por muitas crises econômicas, períodos de grandes guerras e queda de impérios. A alternância entre momentos de euforia e de desespero não foi novidade em várias épocas. Desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o ser humano passou a ter crises. Para eles, a consequência imediata foi ter de deixar o paraíso.
Situações críticas levaram os países a avaliar os erros cometidos e buscar soluções. Para tanto, homens de destaque se levantaram para trazer de volta o equilíbrio nas finanças e a paz necessária para o convívio entre as nações. Em 1929 houve uma crise sem precedentes que desestabilizou a economia norte-americana, atingindo outros países também. Houve várias turbulências, muitos perderam tudo o que tinham e ficaram desesperados. Foram necessários vários anos para a ordem ser restabelecida. Israel é um exemplo marcante de erros e acertos cometidos ao longo de sua história. Após um período de conquistas com Josué, a leitura bíblica de hoje mostra que os israelitas se aliaram a outros povos, adotando suas práticas idólatras e imorais. Deus usou aquelas nações para subjugar e oprimir Israel. O livro de Juízes narra várias ocasiões em que o povo de Deus passou por sofrimentos e se voltou ao Senhor. Deus ouvia o clamor sincero e providenciava o livramento, por meio de libertadores. Outros livros da Bíblia também se referem a períodos de servidão ou de conflitos com egípcios, filisteus, babilônicos e outros povos. Eles levaram Israel a refletir e corrigir seus maus caminhos, buscando a ajuda do Senhor.
Todo mundo está sujeito a passar por crises. Elas nos lembram que Deus é justo, bondoso e perdoador. Quando nos arrependemos de nossos erros com sinceridade e nos voltamos a Deus, ele está sempre pronto a nos perdoar e a nos ajudar a enfrentar as situações difíceis. – José Donato Cavalheiro
As crises ajudam o ser humano a buscar a Deus ou a desenvolver sua fé.