25 de Novembro de 2019
Leitura Bíblica: Hebreus 4.1-11
…esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair… (Hb 4.11a)
Sabe a pontinha do cadarço do tênis? Eu a chamo de pitotinha. Assisti a um sermão no qual o pregador usava como exemplo uma longa corda, pedindo que a imaginássemos infinita, a representar a vida eterna que se ganha pela fé em Cristo. Imagine nela um pequeno segmento encapado de fita colorida, uma pitotinha que representa a sua vida aqui, desde o nascimento até a morte. Em comparação à corda inteira, a pitotinha é um nada.
O cristão crê em Cristo e sabe que por meio da fé tem vida eterna; acredita que viverá com o Senhor para sempre, eterna bem-aventurança – e essa vida já começa aqui e agora. Mas então, olha em volta: problemas, dor, dificuldades… e perde a paz. Em vez de alegria pela promessa infalível daquele que nunca mente, começa a retorcer-se em angústia e dor de alma, como se o sofrimento não tivesse fim.
O Senhor prometeu que fará novas todas as coisas, inclusive novo céu e nova terra, que enxugará toda lágrima, dará consolo e descanso eternos aos que o amam. Mas veja, não estou a propor que passemos a vida aqui de forma alienada. Aqui e agora é onde estamos, e evidentemente é necessário viver a realidade com os pés bem fincados no presente, enfrentando adequadamente as lutas que a vida oferece. Mas, seja o que for, saiba que elas têm prazo de validade – mesmo que durem até o dia da morte, diante de uma vida infinita de alegria no Senhor não passam de uma pitotinha.
Saber disto traz novo enfoque aos problemas: posso desde já entrar no descanso de Deus; mesmo ainda não experimentando a plenitude de bem-estar da eternidade, posso descansar nas promessas e enfrentar as lutas sabendo que são passageiras: fazem parte da pitotinha do todo que é a minha vida em Cristo. Lembre-se: a dor faz parte da pitotinha! – Miguel Herrera Jr.
Assim vive aquele que crê: pés firmes no presente, mas olhos fixos nas promessas daquele que nunca falha.