20 de Fevereiro de 2020
Leitura Bíblica: 2 Samuel 15.1-6
Por que você desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o que ele reprova?… Por isso, a espada nunca se afastará da sua família (2Sm 12.9a,10a).
Infelizmente, quase todo mundo enfrenta problemas familiares. Por natureza, a conduta do ser humano é pautada pelo egoísmo e imediatismo. As relações são tênues e sem profundidade. E, também por causa da natureza humana, dificilmente a pessoa reconhece a sua própria culpa nesses problemas.
A leitura bíblica conta como Absalão, um dos filhos do rei Davi, preparou um golpe de estado contra o pai. Embora ele tenha sido desleal e traiçoeiro, o problema entre pai e filho era bem mais antigo. Anos antes, em um momento de profundo egoísmo, Davi usara seu poder para destruir a família de um de seus guerreiros, roubando a esposa dele e provocando sua morte na guerra. Ao repreender o rei por este pecado, Deus avisou-o de que isso lhe traria problemas familiares também (versículo em destaque). Davi se arrependeu e foi perdoado, mas as consequências anunciadas pelo Senhor se cumpriram: ao longo de sua vida, o rei chorou a morte de vários filhos.
Mas nem tudo está perdido para nós. É verdade que há muita turbulência familiar: conflitos, divórcios, falta de reconciliação, abandono, abusos e violência. Basta acompanhar o noticiário para confirmar isso. No entanto, a história de Davi também inspira esperança: quando ele reconheceu sua culpa e erro, Deus, além de perdoá-lo, deu-lhe um novo filho, com a promessa de que este seria seu sucessor.
Prezado leitor: a sua vida familiar anda turbulenta? O caminho para a bonança começa em reconhecer sua própria culpa na situação. Não se engane achando que é inocente. Peça ao Senhor que o ajude a reconhecer o que precisa mudar na sua própria vida, e então confie que ele pode e vai começar a transformação também em sua família. – Manoel de Jesus The/Doris Körber
A transformação na família começa pelo indivíduo – isto é, por mim.