30 de abril de 2018
Leitura Bíblica: 2 Reis 7.3-11
Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Js 1.9b).
O que parecia ser um fato inusitado tornou-se um rico ensino à vida. Aqueles quatro debilitados leprosos viviam às margens da cidade por causa de sua doença contagiosa. Naquele momento, no entanto, quem vivia dentro da cidade estava tão pobre e faminto quanto eles, pois, em guerra, Samaria estava sitiada. O diálogo entre eles era desesperador, mas a conclusão a que chegaram foi muito corajosa. A princípio, tinham apenas de escolher onde morrer de fome, mas o lampejo de uma nova possibilidade irrompeu entre eles. Decidiram não permanecer ali prostrados e ir até o acampamento do exército inimigo. Acreditavam que lá houvesse comida e uma chance de sobrevivência.
A condição de alguém permanecerá inalterada até que se decida fazer algo a respeito. As lamúrias, a prostração e a autocomiseração não levariam os quatro necessitados a uma saída, assim como hoje não levam ninguém a novas possibilidades. Apenas nos deixam estagnados, prostrados, às margens, aguardando algo que ansiamos.
A situação daqueles homens parecia indicar que morreriam à míngua, sem socorro, às portas da cidade. Mas bastou uma ideia corajosa para que experimentassem a solução para sua fome e a dos outros também. Ao final da história, quatro miseráveis e excluídos leprosos se tornaram a real esperança para um povo que aguardava por uma boa notícia.
Em geral, permanecer assentado não promove a mudança. Por isso, lembre-se: a sua condição continuará a mesma até que, inspirado pelo Senhor, você faça algo para alterá-la. No versículo em destaque, de forma contundente Deus exortou Josué a ter coragem. Que este texto o incentive a deixar o comodismo, esforçar-se e ter bom ânimo para enfrentar o que for preciso! – ISB
Só encontra uma saída quem decide procurá-la!