Presente Diário 2018

Honra

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

06 de maio de 2018

Leitura Bíblica: Ester 10.1-3

Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra (Rm 13.7).

Mardoqueu criou sua prima Ester, que era órfã. Ele sempre a orientava – por exemplo, quando ela ficou insegura em ir à presença do rei em prol do povo judeu, pois ninguém tinha permissão de interrompê-lo (Et 4.14).

Ele se recusou a inclinar-se diante do primeiro-ministro do império, Hamã, que por isso planejou matá-lo juntamente com seu povo. Mardoqueu foi questionado por alguns oficiais, pois sua desobediência lhes causava incômodo. Percebe-se que o problema todo surgiu pelo simples fato de ele ter declarado que era judeu e mostrado suas crenças e convicções (Et 3.3-4). Mesmo diante de dificuldades, este homem não temeu, enfrentou tudo o que foi preciso de forma que sua atitude e suas sinceras declarações trouxeram mudanças para sua história e para todo seu povo.

Mardoqueu agia em prol do bem comum e não buscava benefícios particulares. Sendo primo de Ester, ele poderia ter usado sua posição para alcançar sonhos individuais, mas não foi o que fez. Ele sempre queria ajudar aqueles que estavam ao seu redor: cuidou de Ester, salvou a vida do rei (Et 2.22) e de seu povo. Não estava preocupado com reconhecimentos, mas sua postura o levou a ser amado e estimado. Aprendemos com sua vida que devemos olhar para o próximo e ser fiéis a Deus e não aos seres humanos, pois ao final quem traz a honra é o Senhor. Por seu caráter, Mardoqueu foi engrandecido por aquele que ocupava o cargo mais poderoso da época, o rei Xerxes. Deus interveio em sua história, e ele foi lembrado e recompensado. Não esperou ter um alto cargo no palácio para fazer diferença, mas, sendo o que era, usou sua vida para servir o próximo e honrar seu Deus. Por isso, no tempo certo recebeu o que merecia. E, quando foi honrado, não se engrandeceu: continuou a ajudar seu povo! Ele é um exemplo para nós, tenhamos ou não poder e autoridade sobre outros. – MZK

A honra do ser humano consiste em servir o próximo e glorificar a Deus.

© 2018 Primeira Igreja Batista de Araraquara. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FCN Digital Solutions.

Acesso a área restrita