30 de Novembro de 2019
Leitura Bíblica: Salmo 39.4-6
Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! (Sl 90.17)
Dia destes fui a um velório em cidade que não conheço bem; precisei do GPS. Ao chegar e reconhecer do lado direito o típico muro alto, escutei a voz metálica: “Seu destino está à sua direita!” Deu vontade de responder: “Mas não é hoje!”
A questão não é “se”, mas “quando”. Esta certeza leva alguns a dizer que é preciso aproveitar bem a vida – sem explicar bem como.
Alguns acreditam que o Salmo 90 teria sido escrito por Moisés quando morreu seu irmão. Talvez confrontado com brevidade da vida, o salmista contrapõe a eternidade de Deus (que foi, é, e será desde sempre para sempre) com a nossa finitude. Ele constata no verso 10 que os anos de nossa vida chegam a setenta ou oitenta… mas “a vida passa depressa, e nós voamos”! A mesma ideia da transitoriedade aparece na leitura indicada para hoje. Passamos como um sopro, e a história segue como se jamais tivéssemos existido. Por mais que alguém faça, produza, seja bom, célebre, acumule, seja elogiado, a vida passa e… voamos. Nossos melhores feitos, perdidos na fumaça do tempo.
Como a gente fica esmagado ao se dar conta do óbvio! Como viver bem estes poucos anos? Por que não tratar de simplesmente me divertir ao máximo e viver irresponsavelmente, já que “deste mundo não se leva nada”? Ou, pensando melhor, como fazer para que o bem que eu venha a fazer persevere para a eternidade?
O universo não está à deriva, mas nas mãos do Eterno; ele, e somente, ele pode dar sentido à vida. Ele, e somente ele, pode tornar durável o que o tempo se encarregaria de desvanecer. Quem está sob a bondade do Deus Soberano sabe que não será em vão o que fizer a serviço dele. A melhor coisa a fazer é confiar a vida aos cuidados do Eterno, a ele entregar tudo o que sou e faço. Mas é bom fazer logo, enquanto o GPS ainda não tem razão. – Miguel Herrera Jr.
Pai eterno, ensina-nos a viver neste mundo de um jeito que redunde em glória para ti!